Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    O salário do devedor pode ser penhorado?

    Publicado por Dr Alexandre Vuckovic
    há 4 anos

    CASO CONCRETO:

    Há uma crença generalizada, sobretudo, entre aqueles que não estão familiarizados com o Direito, de que o salário não pode ser penhorado. Mas será que isso é verdade?

    Inicialmente cabe nos perguntarmos porquê o salário de alguém seria penhorado pela justiça. Basicamente a resposta reside nas seguintes situações:

    1. O devedor o qual possui dívidas no mercado e seus credores, querendo receber o que lhe é devido, peticionaram na justiça, o bloqueio de suas contas bancárias, para saldar as dívidas.

    2. O devedor de pensão alimentícia.

    3. Outras situações envolvendo o titular da conta bancária o qual responde por alguma pendência na justiça a qual tem a mesma bloqueada temporariamente, até que a controvérsia (lide) seja sanada.

    Nestes casos, é legalmente possível que o salário do devedor seja penhorado?

    EXPLICAÇÃO:

    A resposta à pergunta desta aula é, SIM, mas nas seguintes condições:

    1. Para pagamento de pensão alimentícia, cujo valor foi anteriormente estabelecido em juízo e lavrado em termo de audiência.

    2. Quando o valor do salário do devedor exceder a 50 vezes o valor do salário mínimo vigente.

    Em recente entendimento, o STJ em 2019, entendeu que esta regra pode ser excepcionada quando for preservado o percentual de tais verbas capaz de garantir a a dignidade do devedor e de sua família, como por exemplo, valor da penhora estabelecido em 30%, conforme Súmula 568 do STJ. Entretanto esta não está em completa conformidade com a legislação vigente, pois trata-se de provimento monocrático (decisão de um magistrado e não de um colegiado), não havendo portanto, um entendimento dominante.

    SOLUÇÃO:

    Sempre a melhor forma de fazer as coisas é viver é dentro da legalidade, ou seja, fazer as coisas de forma correta e honesta. Todavia, se por algum motivo alheio à vontade de devedor a situação fugiu ao controle, a melhor coisa a se fazer é não manter seu dinheiro em uma conta corrente, mas sim em uma conta salário.

    A melhor forma de blindar o seu dinheiro contra credores é mantê-lo em uma conta poupança, pois esta não poder ser penhorada até o limite correspondente a quantia de 40 salários mínimos, conforme artigo 833, inciso X do Código de Processo Civil, salvo para pagamento de dívidas relacionadas a pensão alimentícia.

    Cabe aqui ressalvar que a conta poupança não pode ser penhorada, mas pode ser bloqueada para movimentações do seu titular.

    PREVISÃO LEGAL:

    Art. 833, inciso X da Lei 13.105/15 (Código de Processo Civil).

    Art. 833, § 2º da Lei 13.105/15 (Código de Processo Civil).

    Súmula 568 do STJ.

    ENCERRAMENTO:

    Se você achou estas informações importantes para a sua vida, se você gostou do canal, então inscreva-se no mesmo, acione o sininho e receba gratuitamente estes preciosos conteúdos jurídicos periodicamente.

    AULA NO YOUTUBE:

    Você poderá acessar esta aula no YouTube no canal Direito Popular Comentado, através do link: https://www.youtube.com/channel/UCLK65J9ajAg5a3UdnYTMctA/featured

    • Sobre o autorPós-graduado em Direito Penal, Direito Civil e Direito do Trabalho, Mestre.
    • Publicações31
    • Seguidores9
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações73
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-salario-do-devedor-pode-ser-penhorado/939789050

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)